After/Words, Patti Smith

POSFÁCIO

eu fui levada a um anfiteatro miniatura de porcelana branca. os azulejos do chão zumbiam como uma escultura cinética, oscilavam como as cores de Vasarely. as colunas formavam um largo retângulo. no centro havia uma superfície de mármore c/ uma balsa de couro. eles a deitaram sobre a mesa. um cone verde entrou pela claraboia, perfume de rosas pela janela, seu traje estava coberto c/ pétalas. ela era toda mulher da história, cada ventre em risco. eu me olhei no espelho. eu dei à luz a Alexandre, eu fui sua amante. uma máscara de guerra surgiu em meu rosto, cortes ocre e cor de lavanda. a mulher c/ a crina castanha montou sobre ela. suas mãos delicadas trabalhavam em pequenos milagres. tênues tubos de celuloide eram inseridos depressa nos poros da vítima, uma virgem. as cânulas eram tentáculos fundindo-se c/ suas veias, seus sonhos, e mais profundamente, na luz virginal, a piscina abaixo da memória. o fluxo rubi onde nenhuma palavra se forma. a rainha era uma deusa que amarrava em si mesma um mecanismo de amor – um dispositivo projetado para a penetração. um cilindro pontiagudo de joia entrelaçada. eu resisti o quanto pude. eu era o trono que ela montava. eu era a semente do destino, o orgulho do reinado. primeiro a picada, a luz, e depois o beijo. uma torrente de vapor e eletricidade libertava-se. eu não podia resistir, seu rosto sintonizava c/ o meu. o ímpeto e a síbila de um mamífero submergia.

– o que você quer de mim? ela disse

– contorcendo-me, eu chorei – desejo!

– o que você quer de mim? eu perguntei.

– linguagem, ela disse, linguagem.

tr. Thais Medeiros (Rébus 6, 2015)

About rebuspress

@rebuspress
Image | This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

